DATA E

A experiência proporcionada às empresas.

Estudos, Consultoria e Gestão Empresarial

A DATA E assenta a sua actividade na oferta de estudos regulares e na realização de estudos a pedido de clientes com forte recurso ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que se materializam em plataformas distribuídas via Web ou aplicações cliente / servidor.

Ao nível da concepção e desenvolvimento de estudos de apoio à tomada de decisão, as principais áreas de especialização da DATA E são:

  • estudos regulares para a área automóvel e empresarial (B2B). Esta última com especial enfoque nos sectores financeiro e das telecomunicações;
  • estudos Ad-hoc, onde a nossa experiência fica, não só demonstrada na realização dos mencionados estudos regulares, mas também na realização de estudos sectoriais, estudos de satisfação de cliente (Customer Satisfaction Index - CSI) e estudos de satisfação colaborador (Organization Satisfaction Index – OSI), entre muitos outros.

Para além da experiência na concepção e desenvolvimento de estudos, dispomos de uma vasta experiência e know how na prestação de serviços de consultoria, nomeadamente, na implementação e acompanhamento de planos de marketing e no planeamento e lançamento de novos produtos e serviços.

A DATA E tem como Director Geral, Rui Jorge Alves Gonçalves, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou a sua carreira na Marktest em 1982, na qual desempenhou vários cargos técnicos, sendo convidado a integrar o Conselho de Administração até à sua transição para a DATA E em 1989.

Esta experiência é proporcionada pela DATA E às Empresas através:

  • Do conhecimento histórico e pormenorizado de sectores chave da economia;
  • Do know-how e trabalho desenvolvido com diferentes clientes pertencentes a diversos sectores de actividade económica, ao longo de mais de 25 anos;
  • Do investimento contínuo que fazemos ao nível do departamento de Recolha, departamento Técnico e departamento de TI e Informática, de forma a modernizar os nossos processos e tornar célere a entrega dos trabalhos;
  • Da proactividade demonstrada no desenvolvimento e proposta de soluções Ad-hoc que permitem aos clientes optimizar os seus processos de gestão e decisão.

Credibilidade
Os nossos clientes sabem que podem contar com a DATA E. Todos os estudos que desenvolvemos e serviços que prestamos, na área do business consulting e TI, são prestados com elevada transparência.

Experiência
Trabalhamos desde 1987 na área dos estudos de mercado, business consulting e TI. Temos um know-how sólido e suficiente para respondermos aos desafios que os nossos clientes e potenciais clientes nos colocam diariamente. Consideramos que podemos ser mais do que um parceiro de negócio.

Investimento
Sabemos que na área onde actuamos as Tecnologias e os Sistemas de Informação são fundamentais ao desenvolvimento do nosso trabalho e para o suporte à tomada de decisão dos nossos clientes. Por isso, a DATA E investe, continuadamente, na modernização dos seus departamentos de campo, técnico e de TI.

Investigação
Apostamos continuamente na investigação e desenvolvimento de novos métodos de execução do trabalho, para prestar um melhor serviço aos nossos clientes. Também não descuramos a investigação que tem de ser feita ao nível da concepção, apresentação e disponibilização de resultados dos estudos em suporte digital.

Independência
Somos uma empresa 100% portuguesa que desenvolve o seu trabalho nas áreas dos estudos de mercado, business consulting e TI com o máximo de rigor e imparcialidade.

Proximidade
Desde o início que assumimos um compromisso forte com os nossos clientes. Construimos parcerias de longa duração que nos permitem compreender a evolução dos negócios dos nossos clientes e satisfazer as suas necessidades ao longo do tempo. Mais que fornecedores, queremos ser parceiros de negócio.

E para cumprir, diariamente, a missão a que se propõe, a DATA E pensa e desenvolve o seu trabalho tendo por base os seguintes objectivos:

  • Produzir informação pertinente para que as empresas possam tomar decisões fundamentadas;
  • Perceber o que os nossos clientes e potenciais clientes necessitam para conseguirem uma gestão operacional e estratégica optimizada do seu negócio;
  • Apoiar, através de pareceres técnicos e outros serviços, as empresas na caracterização dos seus objectivos;
  • Desenvolver soluções técnicas e tecnológicas que optimizem o processo de consulta e análise de informação pertinente à gestão e à tomada de decisão;
  • Assessorar os nossos clientes de diferentes áreas e os seus stakeholders, com base nos estudos e serviços prestados para os diferentes sectores.

A DATA E, enquanto empresa que actua no sector dos estudos de mercado e, simultaneamente, no sector do business consulting, presta consultoria de gestão para ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho e a sua eficiência. Concebemos diferentes tipos de estudos que nos permitem analisar as empresas nossas clientes e criar soluções que se adequam e respondem ao problema da empresa para que as mesmas possam atingir os seus objectivos e metas de uma forma sustentada e sustentável.

O que a DATA E faz na Área do Business Consulting
Existem algumas razões pelas quais uma empresa deverá contratar os serviços de Business Consulting da DATA E. A saber:

  • Experiência enquanto empresa;
  • Experiência em mercados específicos;
  • Capacidade de identificar problemas nos mercados;
  • Parceiro de Negócio;
  • Objectividade e Assertividade no trabalho desenvolvido;
  • Determinação do grau de satisfação do cliente;
  • Avaliação de competências e de desempenho;
  • Determinação da situação empresarial no mercado onde opera;
  • Desenvolvimento de tecnologias Web e software que suporta as tomadas de decisão.

Departamento de Campo

A DATA E possui o seu próprio departamento de recolha e nele tem vindo a realizar fortes investimentos. É um espaço que está equipado com os mais recentes meios informáticos, telecomunicações digitais e facilidades áudio/vídeo, que permitem acompanhar em tempo real a realização das entrevistas (voz e script do questionário e visualização do entrevistador), a partir de um ponto remoto.

O facto da DATA E possuir o seu próprio departamento de campo permite-lhe oferecer aos seus clientes serviços com maior grau de qualidade e de celeridade, pois controla todo o processo a montante e a jusante do estudo.

Metodologias de Recolha Mais Utilizadas:

  • Entrevista telefónica, com recurso a software específico em rede (Entrevista Telefónica Assistida por Computador - CATI);
  • Entrevista pessoal e directa - CAPI;
  • Entrevista por auto-preenchimento de questionário, através por exemplo de envios postais (mailing);
  • Entrevista via Internet - CAWI;
  • Entrevista por observação - Comportamento de clientes;
  • Recolha por simulação de compra/utilização - Mistery Shopping;
  • Pesquisa documental junto das fontes disponíveis - Desk-Research.

Soluções TI

Com valências fortes na área das TI, a DATA E tem desenvolvido produtos por medida, oferecendo aos seus clientes soluções de grande qualidade e funcionalidade. Saber mais.

Sistema de gestão de contratos em suporte Web

O Sistema de Gestão de Contratos é uma plataforma Web que a DATA E implementou, disponibilizando uma solução digital que recorre à World Wide Web como meio de comunicação entre uma empresa e a sua rede de concessionários / lojas / representantes. Saber mais.

SoftData

O SoftData é uma plataforma Web desenvolvida pela DATA E, que permite uma disponibilização rápida e segura dos estudos que realizamos, aos nossos clientes. O principal objectivo do SoftData é permitir que os nossos clientes tenham um acesso permanente aos seus estudos, bastando para isso uma ligação à World Wide Web, um código de utilizador e um PIN disponibilizados pela DATA E. Saber mais.

SalesCar

O SalesCar é um serviço de análise estatística especializado no tratamento e análise de informação do e para o mercado automóvel. O serviço baseia-se na exploração de uma base de dados do sector automóvel de Portugal, que, excluindo o nome e a sua entidade proprietária, tem toda a informação de caracterização do veículo até ao modelo, incluindo dados de localização, que vão até ao Código Postal. Saber mais.

Sistema de Informação Geográfica (SIG)

A DATA E desenvolveu uma plataforma Web de Geomarketing, com base no Sistema de Informação Geográfica (SIG), para disponibilizar aos nossos clientes informação dos estudos que realizamos, de forma rápida, segura e segmentada por regiões. Saber mais.

Estudo de Caracterização do Parque Automóvel em Circulação

A DATA E disponibiliza, com carácter regular, o Estudo de Caracterização do Parque Automóvel em Circulação, cujo objectivos é a caracterização do parque automóvel em circulação de veículos ligeiros de passageiros e de veículos ligeiros de mercadorias em Portugal Continental:. Saber mais.