Empresas que investiram ou tencionam investir em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e ecológicos

18 set 2023 • Empresas

Empresas que investiram ou tencionam investir em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e ecológicos

Empresas que investiram ou tencionam investir em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e ecológicos

A transição para fontes de energia renováveis é hoje um grande desafio para as empresas portuguesas. Atualmente as empresas têm compromissos com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental como parte das suas estratégias de negócio.

Investimentos em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e ecológicos oferecem inúmeras vantagens para as empresas, nomeadamente na redução dos custos de operação, dando o seu contributo para uma economia mais sustentável e ecológica.

Abaixo, partilhamos um gráfico com a distribuição, por setor de atividade, dos investimentos das empresas nos últimos de 12 meses e a intenção de investir em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e sustentáveis.

empresas-que-investiram-ou-tencionam-investir-em-equipamentos-e-fontes-de-energia-mais-eficientes-e-ecologicos.jpg

Nota técnica

Os dados apresentados têm por base 1534 entrevistas válidas, realizadas entre 16 de janeiro e 18 de maio de 2023.

A informação foi extrapolada para o universo de 333 819 sociedades, constituído por empresas do Continente, à exceção das sociedades cuja principal atividade económica pertence ao objeto de estudo (setor financeiro e segurador). Foram excluídas empresas com 4 ou menos pessoas ao serviço e cujo volume de negócios é igual ou inferior a 10 mil euros.

Considerando uma margem de confiança de 95,5% (2s), o erro máximo da amostra, para p=q=50%, é de ± 2,50%.

 

Mais de 17% das empresas investiram em equipamentos e fontes de energia mais eficientes e ecológicos nos últimos 12 meses. Destacamos os setores da agricultura e indústria, em que, 3 em cada 10 empresas investiram na eficiência energética nos últimos 12 meses. São também os setores que mais tencionam investir em equipamentos e fontes de energia mais eficientes.

Por outro lado, o setor da construção foi o que menos investiu nestas fontes de energia e equipamentos.

Apenas 2.9% das empresas que atuam no setor de construção demostraram intenção em investir na eficiência energética, valor este, muito abaixo da média (13% - considerando todo o universo).

 

Para saber mais sobre este e outros indicadores deste estudo para 2023, clique aqui.

Partilhar:
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.