Mecanismos de apoio às empresas em tempos de pandemia
Jul 20, 2021

Mecanismos de apoio às empresas em tempos de pandemia

Já se encontram disponíveis os resultados do estudo Barómetro Serviços Financeiros Empresas 2021 (BFin 2021). Este estudo regular, tem como principal objetivo caracterizar o sector bancário português na ótica das empresas/sociedades, relativamente aos produtos e serviços que os bancos disponibilizam.

Dos vários temas abordados neste estudo, vamos apresentar um indicador que consideramos ser de interesse, face ao período de pandemia em que vivemos atualmente.

De um universo de 316 861 empresas que constituem o estudo, cerca de 46,4% (147 024 sociedades) apresentaram candidatura a algum dos mecanismos de apoio existentes. O “Lay-off” é o mecanismo de apoio que mais as empresas recorreram, com 23,7% do universo (75 221 sociedades).

 

Os gráficos que se seguem, mostram a distribuição das candidaturas a cada um dos mecanismos de apoio, pelos vários setores de atividade.

O setor do comércio lidera as candidaturas às “linhas de crédito COVID” e ao mecanismo “Flexibilização de pagamentos de impostos”, com 31,5% e 35,3% respetivamente. Por outro lado, o setor dos serviços, lidera os mecanismos “Lay-off” e as “moratórias” com 31,2% e 38,2% respetivamente.

 

O BFin 2021 tem por base uma amostra de 1569 empresas e os resultados são extrapolados para um universo de 316 861 sociedades. Este universo é constituído por empresas do Continente, à exceção das sociedades cuja principal atividade económica pertence ao objeto de estudo (setor financeiro e segurador). Foram excluídas empresas com 4 ou menos pessoas ao serviço e cujo volume de negócios é igual ou inferior a 10 mil euros.

Considerando uma margem de confiança de 95,5% (2s), o erro máximo da amostra, para p=q=50%, é de ± 2,46%.

 

Pode encontrar mais informações sobre o Barómetro Serviços Financeiros Empresas nesta página.


Em destaque

News

Ago 04, 2021

Mystery Shopping como driver de vantagem competitiva

Saber mais
News

Abr 02, 2020

Utilização do serviço Net Banking no setor empresarial

Saber mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.