Estudo Mobility & Car Data 2022
Mar 08, 2022

Estudo Mobility & Car Data 2022

O estudo Mobility & Car Data tem como principal objetivo caracterizar o Automobilista Português relativamente à posse e utilização do automóvel, com especial enfoque nos seus hábitos, comportamentos e opiniões, relativamente a temas como a aquisição do veículo, intenção de compra ou troca e perceção atual e futura sobre os veículos elétricos, bem como, os meios de transporte utilizados no seu quotidiano.

A última vaga deste estudo foi realizada no início do ano 2020, no período pré-pandémico. Vamos agora, em 2022, iniciar uma nova vaga.

Dos vários temas abordados no questionário, apresentamos abaixo dados relacionados com a intenção de compra dos automobilistas portugueses em 2020.

noticia0086-1.jpg

 

Nota técnica

O estudo Mobility & Car Data 2020 teve por base uma amostra de 804 entrevistas válidas. Os resultados foram extrapolados para um universo de 3 994 449 indivíduos que possuem um automóvel ligeiro de passageiros, residentes no território do continente.

A informação foi recolhida através de entrevista web assistida por computador, CAWI (Computer Assisted Web Interviewing), que consiste no envio de um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, através de uma plataforma web, a um conjunto de indivíduos do universo em análise.

Considerando uma margem de confiança de 95,5% (2σ), o erro máximo da amostra, para p=q=50%, é de ± 3,46%.

 

Quando perguntamos aos automobilistas portugueses sobre a intenção de adquirir um veículo ligeiro de passageiros num horizonte de 12 meses, 27.3% demostraram uma forte intenção de adquirir uma viatura (pontuação entre 7 e 10, tendo em consideração uma escala de “0 – De certeza que sim” a “10 – De certeza que não”). Dos 1 086 919 automobilistas (27.3% do universo) que demonstraram forte intenção de comprar um veículo, apenas 8% tencionava adquirir um veículo 100% elétrico. O custo de aquisição foi apontado como o principal motivo por não optarem por um veículo 100% elétrico, com cerca de 48.5% das respostas.

 


Qual será a intenção de compra de um veículo em 2022? E quantos automobilistas irão optar por um veículo elétrico? Qual será o principal motivo para não adquirir um veículo 100% elétrico? Qual será a energia do futuro para os automóveis, na opinião dos automobilistas portugueses? E quais as principais formas de mobilidade utilizadas?

Estes são alguns dos temas que serão abordados no estudo Mobility & Car Data 2022.

Para saber mais sobre este estudo, pode descarregar a brochura de apresentação aqui.


Em destaque

News

Ago 04, 2021

Mystery Shopping como driver de vantagem competitiva

Saber mais
News

Fev 09, 2022

Bancos mais utilizados pelas empresas em Portugal

Saber mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.