Transformação digital nas empresas em tempos de pandemia
Out 13, 2021

Transformação digital nas empresas em tempos de pandemia

O Barómetro Telecomunicações Empresas é um estudo trimestral realizado pela DATA E, que tem como principal objetivo analisar o mercado das telecomunicações em Portugal na ótica das empresas com sede no território do continente.

Nos últimos anos o mundo tem assistido a uma transformação e crescimento do digital em todas as áreas, tendo-se tornado nestes últimos dois anos, uma ferramenta imprescindível na interação com as novas realidades surgidas na economia em geral e no nosso quotidiano devido ao surto pandémico.

Dos vários temas abordados neste estudo, vamos apresentar agora, uma análise evolutiva de um indicador que consideramos ser de interesse, face ao período pandémico em que temos vivido.

Quando perguntamos às empresas que estão ligadas à internet, isto é, empresas que possuem o serviço de internet fixa/móvel (399 988 empresas), se possuem alguma presença online (site, redes sociais, loja online, etc.), 60.1% responderam-nos que “Sim” (cerca de 240 393 empresas), dados do 1º trimestre de 2021. Comparando com os valores do período homólogo, anterior à pandemia, este valor representa um crescimento de 12%, face aos 56.3% dos dados do 1º trimestre de 2020 (214 687 de um universo de
381 327 empresas ligadas à internet).

noticia0084-1.jpg

 

O gráfico que se segue, mostra a evolução dos ativos digitais utilizados pelas empresas.

Ao analisarmos os valores, podemos concluir que todos os ativos digitais cresceram no período de pandemia, sendo que a “Newsletter”, “Aplicações móveis” e “Loja online” foram os ativos que mais cresceram, com taxas de crescimento de 75%, 48% e 38% respetivamente.
noticia0084-2.jpg

Por último, apresentamos um gráfico que indica a proporção das empresas que fazem “compras online” e a sua evolução. Podemos constatar que houve um grande crescimento das “compras online” realizadas pelas empresas, entre o 4º trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, altura em que, muitas empresas tiveram de adaptar o seu negócio à nova realidade.

Por outro lado, ao compararmos o 2º trimestre de 2020 e os recentes resultados do período homólogo, é possível vermos a convergência dos valores, num período em que houve uma maior abertura da economia e consequentemente uma diminuição das “compras online”.

noticia0084-3.jpg

Nota Técnica

O Barómetro Telecomunicações 2021 tem por base uma amostra de 1550 empresas e os resultados são extrapolados para um universo de 405 965 sociedades. Este universo é constituído por empresas do Continente, à exceção das sociedades cuja principal atividade económica pertence ao objeto de estudo. Para mais informação…

Considerando um p=q=50% e uma margem de confiança de 95,5% (2s), o erro estatístico máximo é de ± 2,46%.

 

Pode encontrar mais informações sobre o Barómetro Telecomunicações Empresas nesta página.


Em destaque

News

Abr 02, 2020

Utilização do serviço Net Banking no setor empresarial

Saber mais
News

Abr 02, 2020

Serviços de telecomunicações utilizados pelas Sociedades e Empresários em Nome Individual (ENI)

Saber mais
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.